segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ESCOLA NACIONAL DA PJR


A PJR - Pastoral da Juventude Rural realiza nos dia 11 a 18 de janeiro de 2013 na Escola Família Agrícola Barra de São Francisco no Estado do Espirito Santo a primeira etapa da Escola Nacional de Formação de Liderança da Juventude Camponesa. Vários Estados participaram totalizando em 50 jovens, onde se colocaram a disposição para o estudo potencializando as suas bases. A formação da PJR é continuada e o foco principal da sua ação, pois ela entende que esta formação fortalece e garante a identidade camponesa, contribuindo nas diversas dimensões da vida da juventude e de suas famílias. A sua ação está a serviço de aprofundar a identidade enquanto pessoa, Jovem Camponês, buscando formas de sobrevivência e permanência da juventude camponesa na terra, vida em comunidade, celebrando a experiência de Jesus de Nazaré e a Mãe Terra que gera a vida.
A formação vai para além de uma formação Pastoral e do ser pessoa. Preocupando-se em uma além de uma formação integral também uma mais técnica na perspectiva da Produção Alternativa, buscando meios de implantação de pequenos projetos, para que os jovens possam desenvolver ações de sustentabilidade nas suas pequenas propriedades junto com suas famílias, sem ter que abandonar suas terras, na maioria das vezes à procura de empregos nas cidades. Neste sentido a PJR se organiza em Grupos de Produção e Resistência como forma de produzir agroecologicamente sem degradar o meio ambiente e gerar renda.
Após a escola, nos dias 19 e 20 de janeiro do ano em curso, a Coordenação Nacional da PJR se reuniu para dá encaminhamento ao III Congresso Nacional da Juventude Camponesa entre outras questões interna a pastoral. Portanto, a Pastoral da Juventude Rural continua firme no seu jeito simples de ser e de se organir, mas, que tem uma grande contribuição no serviço pastoral da Igreja Católica e na sociedade em geral.
PARABÉNS PJR PELO IMPORTANTE TRABALHO PRESTADO A JUVENTUDE CAMPONESA DO NOSSO BRASIL!!!!
 Josivaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário